Não basta só criar uma página para seu negócio ou produto ter sucesso no Facebook, é preciso estratégia, investimento e acompanhar as mudanças da rede social. A nova medida dele é priorizar o relacionamento entre os usuários, e não com a marca. Para superar esse desafio e manter o usuário sempre engajado, a Chilli360 te convida para vir tomar um café.
Marcia CeschiniFaceboook: uma plataforma em constante evolução
Quando as pessoas sabem que trabalhamos com redes sociais, logo vem o pensamento: “ahh, não sai do Facebook, ahh é um trabalho fácil e gostoso…”
Sim, é gostoso, mas fácil não é. É preciso dedicação e entender estrategicamente a plataforma para usá-la a favor da marca ou empresa do nosso cliente, com bons resultados.
As chamadas redes sociais se transformaram rapidamente em um meio do qual marcas e empresas criaram e fortaleceram o relacionamento com seu cliente. Mas, em tese, o objetivo delas é ser uma plataforma social para unir pessoas por meio de um interesse comum.
As novidades recentes do Facebook para os usuários
As mudanças na plataforma são constantes. As mais recentes focam no princípio da rede: priorizar o relacionamento das pessoas e mostrar menos o conteúdo promocional de uma página. Segundo o próprio criador da rede, Mark Zuckberg, os usuários têm reclamado da quantidade de posts de empresas, marcas e veículos de comunicação em seus feeds de notícias. E isso vai impactar no alcance das publicações que fazemos
Um exemplo é o que já começaram a fazer com os grupos. Os usuários irão configurar como querem receber as notificações dos grupos que participam: receber todas as notificações, só dos amigos ou desativado. Veja a imagem na galeria ao lado.
Outra novidade é a possibilidade do usuário comprar e vender itens no Facebook por meio do Marketplace. É uma forma de anunciar o que deseja vender, de forma simples, como no Mercado Livre e OLX. Essa novidade é recente para usuários brasileiros, embora já seja uma realidade para outros países e está aparecendo aos poucos nos celulares e versão desktop.
Para usar o Marketplace, o cliente precisa baixar o aplicativo via IOS ou Android ou pode acessar via desktop no link: https://www.facebook.com/marketplace/108259652527599/ . Depois, basta inserir as informações e imagens do produto que deseja vender, assim como faz com as publicações normais, mas é preciso colocar todas as informações possíveis: preço, categoria, localização, especificações e ativar o botão caso a entrega seja realizada pelo vendedor.
Do lado de quem busca os produtos, ao acessar o link do Markteplace, ele pode selecionar o item que deseja comprar por região, preço, tipo de produto, entre outros.
Facebook para marcas: um meio para a marca falar com seu consumidor
Hoje em dia é inegável que o Facebook é uma das principais plataformas digitais para comunicação da marca com o cliente. De olho nisso, ele começou gradualmente a entregar dados de como as marcas conseguem alcançar o público que interage com a página, permitindo cada vez mais criarmos anúncios ou posts patrocinados com os mais variados objetivos, não só para chegarmos ao público desejado e incentivá-lo a interagir ou comprar o produto e serviço.
A queda no alcance dos usuários é a principal dor das páginas, mas para que continuemos a ter a interação de antes, é preciso continuar patrocinando e buscar conteúdos como vídeo e posts que façam com que os usuários continuem se envolvendo com as publicações e tenham interesse em curtir, comentar e compartilhar. Com essa nova medida de priorizar o relacionamento entre os usuários, e não com a marca, o Facebook, por meio dos algoritmos, mostrará o conteúdo que possa ser interessante para o usuário o mais próximo do topo do feed.
Viu como não é simples trabalhar com o Facebook? Venha tomar um café aqui, na Chilli360, e ver como podemos pensar em conjunto uma estratégia para sua empresa ter mais visibilidade e resultados nessa plataforma.