Uma profissão fundamental e totalmente eclética, o profissional de marketing precisa conhecer um pouco de tudo para gerar grandes soluções para a empresa crescer no mercado.
Letícia de OliveiraMarketing is the new black
Marketing é, realmente, uma carreira bastante eclética. E essa é uma das consequências de uma profissão na qual você tem que estar sempre ligado, de olho em tudo o que está acontecendo e lendo cada trechinho de informação que passa por aí nesse rio de fatos do cotidiano.
Com toda essa ostentação de conhecimento, o profissional de marketing pode se especializar em várias áreas e atuar em diferentes setores de uma empresa. Basicamente, sua função é inovar com projetos criativos, colocá-los em prática e integrar pessoas e marcas a fim de evitar erros nessa aproximação.
Para sermos mais específicos, pontuamos oito carreiras que esse profissional versátil pode seguir. Se seu perfil se encaixar em algum desses caminhos, já dá para saber qual curso foi feito para você!
- Planejamento estratégico: aqui você fica responsável em coletar e analisar dados internos e de mercado e transformá-los em estratégias para que a empresa alcance seus objetivos;
- Merchandising: curte ver as inserções das marcas em propagandas nos veículos de comunicação? Então se prepare para estar nos bastidores de tudo isso e ainda mensurar os resultados pós-inserções;
- Endomarketing: existe aquela vontade de trabalhar com Recursos Humanos? Então você pode ser o cara da comunicação interna, planejando ações que integram os colaboradores, a empresa e seus produtos ou serviços;
- Produtos: vai lá e coloca essa criatividade a favor da inovação de produtos ofertados no mercado, desenvolvendo novidades e suprindo necessidades;
- Tem que vender o peixe: depois de criar toda essa parafernália aí, tem que vender! Tem que dar certo! E quem vai fazer dar certo é você, criando estratégicas de vendas que incluem desde o lançamento do produto, distribuição até sua chegada e permanência no ponto de venda;
- Mídias sociais: adora ficar o dia todo aí nas redes sociais, né? Calma, não há nada de mau nisso, na verdade, é ótimo! Você pode incluir o ambiente virtual em planejamentos mais versáteis e inovadores;
- Consultoria: você é o ban ban ban do lançamento de produtos e serviços. Sua capacidade e expertise permitem oferecer soluções para que novidades sejam bem-sucedidas no mercado;
- Agência de publicidade e propaganda: você é o cabeça da agência. Ao atuar com planejamentos, é o primeiro a dar as principais diretrizes de uma campanha. Gosta de atender? Seu know-how permite que você esteja junto ao cliente, dando o suporte necessário com ideias e resoluções.