O novo consumidor é frequentador assíduo das redes sociais, possui o hábito de fazer avaliações e deixar comentários sobre os locais que conhece e frequenta, funcionando como um influenciador para grupos com interesses parecidos com o seu.
Marcia CeschiniO novo consumidor: high tech e decidido
Há alguns anos era quase impossível acreditar que um vestido, uma calça e um tênis poderiam ser comprados sem ser em loja física. Isso porque é hábito do consumidor experimentar para decidir a compra.
Com a chegada da internet e os sites inicialmente, esse cenário começou a mudar. Quando o e-commerce conquistou a presença digital, essa realidade ganhou contornos que só aumentam. Hoje em dia você pode comprar de tudo na internet.
Estudo do perfil do consumidor na jornada de compra
A Croma Solutions divulgou esta semana um estudo sobre o perfil do comportamento do consumidor brasileiro e como ele é impactado pela tecnologia. Foram realizadas três mil entrevistas com consumidores de São Paulo, Belo Horizonte, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Manaus, além de entrevistas com especialistas, varejistas e profissionais de neurociência cognitiva aplicada. Como método, foram investigadas 60 jornadas de compras on-line e off-line em condições reais do varejo brasileiro atual.
Como é esse novo consumidor
São frequentadores assíduos de redes sociais, possuem o hábito de fazer avaliações e deixar comentários sobre os locais que conhecem e frequentam, funcionando como um influenciador para grupos com interesses parecidos com o seu. Esses consumidores podem impactar mais que um anúncio da marca/empresa.
Ainda segundo a pesquisa, esse novo público, denominado millennials, deve atingir um potencial de consumo de mais de R$ 75 bilhões até 2019:
- 82% afirmam ter smartphones;
- 55% buscam novas tecnologia;
- 45% usam as redes sociais para pesquisar sobre produtos
- 45% apresentam o dobro da frequência de compras on-line em relação à geração anterior.
Passos para acompanhar esse novo consumidor
Não basta só criar um e-commerce que tenha apenas produtos, é preciso oferecer uma boa experiência para o usuário, criar campanhas para que sua loja virtual esteja bem ranqueado nos buscadores, seja responsivo – pois a compra via mobile e aplicativos também tem aumentado – ter presença constante nas redes sociais, ter um SAC 2.0 que funcione para dúvidas e reclamações, além de ter uma comunicação humanizada com esse novo consumidor.
Sua empresa está pensando em ter um e-commerce? Sugerimos que leia a pesquisa e depois venha tomar um cafezinho na Chilli360. Assim, te ajudaremos a criar um e-commerce de resultados.