Toda profissão tem suas particularidades, conhecer cada uma é fundamental para quem está no começa da carreira. Então, fique por dentro das dicas que demos para você iniciar bem sua vida publicitária.
Letícia de OliveiraDicas para começar bem a carreira
Durante a faculdade, estudamos em um ambiente onde vivenciamos experiências intelectuais e práticas bastante verossímeis, mas que ainda não mostram a realidade nua e crua do dia a dia de um publicitário.
Para te ajudar nessa parte da vida real, a gente selecionou algumas dicas que irão contribuir para sua formação. Com elas você poderá pegar a essência do mercado de trabalho e o que ele espera de você:
Seja um profissional multidisciplinar
Você pode (e deve) ter aptidão maior para um tipo de cargo, mas é fundamental que conheça a rotina de todos os setores, afinal, em uma agência, todos participam das diferentes fases de um mesmo trabalho. A criação tem que estar ligada no atendimento, o atendimento ligado no tráfego e assim vai.
Fique sempre atento no que está rolando
Não importa se não é o estilo de música que você gosta, se não são as roupas que você usa ou se não são os livros que você lê. O mundo é uma diversidade de culturas e é papel do publicitário ficar sempre ligado no que está bombando por aí.
Entre de cabeça no tema antes de criar
Leia bastante, pesquise e obtenha o máximo de informações possíveis sobre o tema que você vai trabalhar em uma campanha. Saiba tudo sobre o cliente, o que ele oferece, seus concorrentes, sua SWOT e o que mais irá contribuir para aquela “puta sacada”.
Simplicidade não é sinônimo de desleixo
Não vá pensando que aquela ideia simples pode ser compreendida como resultado de um trabalho preguiçoso. Na maioria das vezes, são elas as mais difíceis de serem concebidas, são frutos de muita pesquisa e trabalho. Por isso, não fique toda hora preso em algo mirabolante, o diferente está nos mínimos detalhes.
Pode perguntar
Não tenha medo de tirar suas dúvidas. Pergunte uma vez, mil vezes se for preciso. Em nosso ambiente de trabalho, a gente gosta de conversar, trocar ideia e deixar tudo bem, mas bem claro.
Não deixe para amanhã o que pode ser dito hoje
Viu que o trampo não vai ficar pronto a tempo. Não recue sob a pressão do trafego. Avisa já que não vai rolar, assim todo mundo terá tempo para se reorganizar e não deixar a bomba estourar lá no final.
Compre uma agenda
Por melhor que a sua memória seja, ela não é suficiente para garantir que algo muito importante não seja esquecido. Por isso compre uma agenda e anote tudo.
Fazer junto é sempre melhor
Não tente ser “o cara” que teve a ideia mais genial sozinho. Várias cabeças pensam muito melhor que uma só. É bem mais legal chegar a um conceito brilhante com a galera, do que ser o solitário das ideias comuns.
Saiba conviver com as frustrações
Você vai precisar saber transformar as frustrações em duas coisas: em incentivo (informações que te ajudem a melhorar); em algo que não diz nada sobre sua capacidade e talento, afinal, não é uma ideia desaprovada pelo cliente que vai julgar seu potencial profissional.
O eu digital é obrigatório
Participe de todas as redes sociais e se envolva com seus conteúdos, interaja e se informe sobre assuntos, as linguagens e as pessoas que estão lá.